LIBERDADE





Quando fui ao médico hoje, deparei-me com um mendigo se lavando de bermuda. Estava numa fila para pegar autorização para consulta e todos ficaram o observando. Todos, inclusive eu, achamos uma cena estranha numa manhã terça-feira fria um cara tomando banho de mangueira. A água deveria estar geladíssima. 

Ouvi uma mulher dizer: “ Ele é livre, não tem preocupações e nem conta para pagar.”. Ser livre nessas condições? Não entendo. Confesso que tenho dois medos: a loucura e de virar mendigo. Perder a razão e a dignidade é uma morte simbólica para mim. 

Entretanto, será que ele prefere viver na rua a viver numa casa? À mercê das condições climáticas e de psicopatas que adoram queimá-los vivos? Preço alto para ter liberdade.  

Muitas vezes as obrigações do cotidiano sufocam, sinto-me um passarinho cativo na gaiola. Quero fugir e viver vivendo. Ao mesmo tempo, tenho medo disso. Não sou selvagem o bastante.

Tirando a questão de problemas sociais e econômicos, existem pessoas que preferem viver nas ruas.  São como animais selvagens que não consegues se adequar às regras da sociedade. 

Curioso é que tive a sensação que quando observávamos o mendigo, não sentimos só asco pena, mas também inveja da liberdade de se lavar na rua, sem se preocupar com os olhares alheios, que se transformam em prisão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector