A BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR




Confesso que estava há muito tempo querendo assistir este filme. Pelos trailers exibidos no youtube, aguçava ainda mais minha curiosidade. 

Queria assistir e ainda comentar sobre as impressões que tive. Mas, surgiu a preocupação de repetir o que já haviam dito. Se for para reproduzir, é mais honesto passar os links. 

Resumindo é uma versão mais sombria da Branca de Neve, evidenciando mais os elementos míticos que são estruturais para a história. Principalmente, as questões edípicas e narcisistas. 

 Tudo bem que a madrasta não é a mãe verdadeira da protagonista, mas o conflito do mais jovem superar o mais velho está evidente. Como o pai de Édipo quis matá-lo como medo de ser superado, a madrasta tenta fazer a mesma coisa. 

Também, encontra-se na narrativa o mito de Narciso que se apaixona pela própria imagem refletida na água, afogando-se em seguida.  A madrasta queria ser a mais bela e acabou se naufragando na própria imagem. Entretanto, nesta versão cinematográfica, a rainha tem uma história pessoal por qual motivo é tão bela, narcisista e cruel.

Outro aspecto interessante do filme é a ligação entre a Madrasta e a Branca de Neve, ao mesmo tempo em que são diferentes, possuem algo em comum. Uma se vê na outra através do espelho. A madrasta é a imagem invertida da Branca de Neve e vice-versa. Viajando na maionese, fiz um vídeo que eu especulava se a madrasta e a Branca de Neve são mesma pessoa e que o duelo das duas se  repetia ciclicamente... 

Doideiras à parte... Nesta versão tanto uma como a outra são mulheres fortes, que com pontos de vistas completamente diferentes, lutam para conseguir seus objetivos. É a repaginada que se fez para adequar as personagens femininas aos dias atuais. O caçador se destacou muito mais que o príncipe. Isso nem se imaginaria anos atrás.

Sinceramente, gostei de assistir o filme. Não o achei óbvio e no final, tive a sensação de que algo ficou no ar, lavando aos espectadores a imaginar outros enredos.





Outras fontes:


Branca de Neve e o Caçador http://www.youtube.com/watch?v=2lzjuYaiGNA


BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (ou A MADRASTA E OS ANÕES) http://www.youtube.com/watch?v=7gUjBvQ6_-o&feature=g-all-lik


Livro NA TERRA DAS FADAS- ANÁLISE DOS PERSONAGENS FEMININOS
Bruno Bettelheim







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector