MEME



Pensava que eram só desenhos de carinhas e correntes que se espalhavam pela Internet viralmente. Mas, com o tempo, comecei a pesquisar a origem da palavra MEME.

Fui direto para a Wikipédia, pois sou uma pessoa que se aprofunda nos conhecimentos. Descobri que meme, foi um conceito utilizado em 1976 por Richard Dawkins no seu best-seller O Gene Egoísta, que significa ser um o processo de transmissão de informação de uma mente para outra, sua característica fundamental é ser propagado por imitação. A comunicação de conhecimentos e pensamentos é repassada por essa transmissão repetida, conduzindo uma maior potencialização da comunicação humana.

Nunca pude imaginar que os desenhos e as correntes que via na internet tinham uma razão de ser. O meme é um mecanismo de seleção das ideias que continuarão a serem passadas às gerações futuras. Mas, o meme usado na internet, será que terá esta importância? Ou só é um meio de conquistar mais consumidores de uma marca ou ideia?

De um lado a repetição é importante para o conhecimento, entretanto, como tudo na vida, pode ser usado para manipular as pessoas. Porque a grande questão hoje em dia, não é a informação que as pessoas absorvem, mas o tempo que possuem para assimilar o que estão sendo transmitidas a elas.

O Meme da internet como um jeito para aproximar as pessoas e para diversão é muito saudável. Agora, uma ressalva, cuidado ao imitar sem fazer uma reflexão antes, para não se tornar um autômato.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector