quarta-feira, 18 de maio de 2011

MEME



Pensava que eram só desenhos de carinhas e correntes que se espalhavam pela Internet viralmente. Mas, com o tempo, comecei a pesquisar a origem da palavra MEME.

Fui direto para a Wikipédia, pois sou uma pessoa que se aprofunda nos conhecimentos. Descobri que meme, foi um conceito utilizado em 1976 por Richard Dawkins no seu best-seller O Gene Egoísta, que significa ser um o processo de transmissão de informação de uma mente para outra, sua característica fundamental é ser propagado por imitação. A comunicação de conhecimentos e pensamentos é repassada por essa transmissão repetida, conduzindo uma maior potencialização da comunicação humana.

Nunca pude imaginar que os desenhos e as correntes que via na internet tinham uma razão de ser. O meme é um mecanismo de seleção das ideias que continuarão a serem passadas às gerações futuras. Mas, o meme usado na internet, será que terá esta importância? Ou só é um meio de conquistar mais consumidores de uma marca ou ideia?

De um lado a repetição é importante para o conhecimento, entretanto, como tudo na vida, pode ser usado para manipular as pessoas. Porque a grande questão hoje em dia, não é a informação que as pessoas absorvem, mas o tempo que possuem para assimilar o que estão sendo transmitidas a elas.

O Meme da internet como um jeito para aproximar as pessoas e para diversão é muito saudável. Agora, uma ressalva, cuidado ao imitar sem fazer uma reflexão antes, para não se tornar um autômato.