domingo, 1 de março de 2015

CAPITÃO AMÉRICA II

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

 Não sou muito fã do gênero, mas achei interessante o filme recente do Capitão América, pois, de certa maneira, discutiu como a segurança da informação e como todos nós ficamos divididos entre a liberdade e a segurança. Um assunto complicado, já que um depende do outro, não é mesmo.
Percebi que o tema da segurança de informação foi abordada em 007 operação skyfall e que apesar do inimigo ser estereotipado como nos outros filmes, o último vilão vem da própria organização de espiões da Inglaterra. Logo, os dois filmes mostram que o inimigo não está mais demarcado como antes, pelo contrário, pode estar em qualquer lugar e no emaranhado virtual que é a Internet.
Logo, começo a pensar sobre a liberdade e a segurança. Será que vale a pena abrir a mão um pouco da minha liberdade para ter mais segurança ou se deixa-la, eu me tornarei fantoche do Sistema. Até quando se precisa de um controle maior da internet? Será que só se basear no bom senso das pessoas a sociedade ficará segura? Se o hacker for do bem, bacana. Ele irá divulgar conhecimento, porém, se não for?

Logo, surgi-me a ideia da segurança da informação, que pode até ser uma forma de monopólio do conhecimento, mas por outro lado pode ser uma proteção para os cidadãos.