O ALIENISTA DE MACHADO DE ASSIS( 1882) e A NOSSA SITUAÇÃO ATUAL


Dr. Bacamarte se dedica aos estudos da psiquiatria e instala na cidade de Itaguaí um manicômio, intitulado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região.

 Em pouco tempo o local fica cheio e o protagonista fica obsessivo pelo estudo da mente humana. Inicialmente, os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, todavia Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que chamavam sua atenção, inclusive, sua esposa D. Evarista. 

 A partir daí, começa uma revolta da população de Itaguaí, nesta passagem o autor ironiza os movimentos sociais da época, que se inspiravam nas ideias libertárias da Revolução Francesa. O personagem que exemplifica a ironia foi Porfírio, o barbeiro. Criticava os abusos do Dr. Bacamarte e a corrupção da câmara de vereadores. Entretanto, só queria poder acima de tudo. Ainda, tece críticas às relações de poder da província e como a burocracia ajuda na manutenção da hegemonia. 

 Depois de tanta confusão, o Dr. Simão Bacamarte percebe que sua teoria mais uma vez está errada e manda soltar todos os internos novamente. Como ninguém tinha uma personalidade perfeita, menos ele, o alienista conclui ser o único anormal e decide trancar-se sozinho na Casa Verde para o resto de sua vida. Machado de Assis, por meio desta novela ou conto, mostrou como nós somos subjetivos e temos peculiaridades em nossos respectivos temperamentos. Por isso, os personagens construídos por ele causam ainda hoje curiosidade.   De certa maneira, é uma amostra da natureza humana. 

 Não pude parar de imaginar como seria de Dr. Bacamarte visse o que acontece agora no Brasil, ele internaria todo mundo no hospício, A CASA VERDE. Porque como uma pessoa que se diz liberal  ser a favor da ditadura? É contra a corrupção, mas, fomenta a fake news, provocando a desinformação? Critica os regimes comunistas devido à falta de liberdade, mas,  apoia as “ditaduras capitalistas” da América Latina dos anos 60, 70 e 80... Havia liberdade de expressão?

 Bacamarte ficaria intrigado com a ambiguidade entre a ideia, discurso e as atitudes. Isso é muito louco, porque não há uma racionalidade plausível. Mesclam muitas ideologias e regimes. O capitalismo, socialismo e o comunismo no plano das ideias, são perfeitos para sociedade. Vieram de pensamentos libertários que criticavam obscurantismo do conservadorismo das épocas passadas.      Na verdade, a política não é formada só por ideias e racionalidade. Há uma diversidade de interesses em jogo. Os conceitos e as ideologias são utilizados para legitimar as ambições de um grupo hegemônico. 

 Por isso, mesmo que mostre as incongruências de um discurso tendencioso, muitos não ouvirão por possuírem crenças e desejos particulares. Machado de Assis deu um pulo do gato ao captar o contraditório do ser humano. Os indivíduos são surpreendentes.

 Já, o Dr. Bacamarte queria encontrar a cura da loucura com uma teoria infalível, contudo, não percebeu a diversidade da natureza humana. Muitas vezes, não tem como prever. Como acontece nestas eleições. Será que todos estamos ou somos loucos?

 Dr. Bacamarte explica para gente aí, já que a única pessoa sã.

***

***

alienista

substantivo de dois gêneros
PSIQUIATRIA
1.    1.
médico especialista em doenças mentais.
2.    2.
adjetivo de dois gêneros
que diz respeito ao tratamento dos alienados mentais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector