ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ESTAS ELEIÇÕES

Não votei no Bolsonaro por causa de seu discurso que leva ao ódio. Porém, ele venceu democraticamente e preciso respeitar a decisão. Farei oposição ao seu governo de um modo racional e respeitoso como manda a democracia. Percebi que as redes sociais tiveram um papel fundamental na aproximação do Bolsonaro com seus eleitores. 

Lógico, que muita coisa precisa ser investigada, pois houve bastante fake news, manipulações de certas igrejas e empresários. Todavia, em algumas lives e no pronunciamento (quando ele ganhou) tinha uma pessoa que fazia a linguagem de sinais. Não vi no último pronunciamento do Haddad um tradutor de libras( posso estar enganado, se teve, corrija-me, por favor).

 Bem... Este fato pode ser insignificante, porém, levou-me a pensar que muitos da esquerda, muitas vezes, ficam nas problematizações, no discurso teórico de inclusão e se afastam do "povão", permanecendo em suas bolhas. Bolsonaro percebeu isso e criou uma intimidade com seus eleitores. Além, de usá-los para denunciar e derrubar páginas dos que o criticavam e o denunciavam. 

Não desenvolveu discursos lindos de inclusão, colocou ao seu lado uma tradutora de libras. Seu discurso tocou no sonho de muitos brasileiros que almejam montar seu próprio negócio. Tornou mais forte o antipetismo, afirmando que toda a corrupção no Brasil foi culpa do PT.

Todavia, existe a ideia de que "a carga de impostos e as leis trabalhistas dificultam os sonhos das pessoas empreendedoras". Como sua campanha usou, abusou e manipulou este conceito. 

Dias atrás, assisti a uma socióloga americana que explicava numa entrevista o motivo do Trump ter ganhado nos Estados Unidos. Ela fez uma analogia do topo da montanha. Há muitos na base da montanha, desejando o topo, onde ficam os vencedores e empreendedores. Quando eles veem indivíduos( ditos minorias) entrando na frente por causa de ações como cotas e políticas públicas para ter mais igualdade social, ficam raivosos porque acham que os outros estão furando fila e atrapalhando suas escaladas ao topo da montanha. De certo jeito, esta analogia se adequa no Brasil. 

Muitos brasileiros almejam montar suas próprias empresas. Enfim, não se pode esmorecer. Precisa-se manter o diálogo e a esperança para a Democracia continuar a existir. O ódio e o medo não podem vencer. Protejam-se e criem redes de apoio. Vivemos em mundos paralelos, cada um sabe onde o sapato aperta. Tenha consciência dos riscos e aja com segurança.

***



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector