Ao ler o poema “Primeira foto de Hitler”( Wislawa Szymborska) , comecei a pensar no indivíduo Adolf Hitler. A maioria concorda que suas ideias eram terríveis, mas, como ele conseguiu ao topo do governo alemão?
Lógico que havia poderosos que o transformou num emblema, melhor, um produto de propaganda que o povo alemão em tempos difíceis consumiu.
Não quero aliviar Hitler, óbvio que teve sua culpa, porém, levou a culpa de todos, que o apoiaram e patrocinaram, nas costas.
Então caçar um inimigo e tornar tudo um maniqueísmo simplista, não proporcionará a reflexão necessária. O nazismo aconteceu não por causa de Hitler e sim pela intolerância, cobiça e miséria de uma sociedade.
Pode-se observar essa busca aos culpados, tornando o caso não social, mas de polícia. Por exemplo, a tragédia que aconteceu em Santa Mara, mais de duzentos jovens mortos numa boate. O cantor que incendiou sem querer o estabelecimento e o dono da boate, que não investiu numa infraestrutura correta para segurança, precisam ser processados e responsabilizados.
Todavia, não se pode esquecer que nunca houve um projeto de urbanização decente e fiscalização no país. Quantas construções irregulares espalhadas no Brasil e autoridades fazem vista grossa?
O país a cada ano aumenta a população e a infraestrutura não acompanha. Logo, a probabilidade de tragédia ( como aconteceu em Santa Maria) será maior.
Não adianta somente caçar culpados. Precisa discutir um projeto de urbanização que comporte melhor as pessoas e uma fiscalização rígida, para evitar essas tragédias que podem ser muito bem evitadas.
Comentários
Postar um comentário