AMOR POR CONTRATO
Os Jones são uma família “ perfeita”. O marido, esposa e filhos são modelos perfeitos para a sociedade rica americana. Sempre com objetos eletrônicos de última geração e roupas que ainda não foram lançadas ainda nas lojas chiques. A situação provoca a inveja dos vizinhos. Entretanto, não são uma família de verdade e sem funcionários de uma empresa, que formam uma “inovadora” estratégia de marketing, que insere falsas famílias para vender os produtos com mais sucesso.
Esta empresa não quer só vender produtos, mas transmitir um ideal de família bem sucedida americana, em que os produtos de ponta são fundamentais para confirmar os status. O filme faz uma crítica perspicaz do consumo desenfreado dos EUA que levam a falência de muitas famílias e também sobre os pacotes ideológicos que penetram na mente das pessoas e muitas vezes ninguém percebe. Este “ marketing oculto” é poderosíssimo porque adentra não somente pelo consciente, mas inconsciente também. Formam conceitos e paradigmas.
Este “ marketing oculto” pode ser comparado com o merchandising das novelas. Os personagens mostram os produtos indiretamente, vendendo ideias e mercadorias. Portanto, em muitas ocasiões, são mais eficazes que a propaganda direta.
No caso do filme, a família inventada é muito mais cruel, porque se infiltram na realidade das pessoas, interagindo com elas e as manipulando. ***
Realmente é muito complicando refletir hoje em dia. Todos os dias somos bombardeados por imagens e informações, que não conseguimos digeri-las. Amor por Contrato foi um bom achado no sábado à noite, pois me fez questionar muitas coisas, especialmente, meu lado consumista.
*** Todavia, não se pode apontar o lado negativo do merchandising. Nas telenovelas, o merchandising social ajuda na conscientização dos telespectadores. Questões como a Leucemia, Doenças mentais e Síndrome de Down e a tolerância com as minorias foram fundamentais para mudanças de pensamentos de muitos indivíduos. Bem, este é um tema para outro post.
Esta empresa não quer só vender produtos, mas transmitir um ideal de família bem sucedida americana, em que os produtos de ponta são fundamentais para confirmar os status. O filme faz uma crítica perspicaz do consumo desenfreado dos EUA que levam a falência de muitas famílias e também sobre os pacotes ideológicos que penetram na mente das pessoas e muitas vezes ninguém percebe. Este “ marketing oculto” é poderosíssimo porque adentra não somente pelo consciente, mas inconsciente também. Formam conceitos e paradigmas.
Este “ marketing oculto” pode ser comparado com o merchandising das novelas. Os personagens mostram os produtos indiretamente, vendendo ideias e mercadorias. Portanto, em muitas ocasiões, são mais eficazes que a propaganda direta.
No caso do filme, a família inventada é muito mais cruel, porque se infiltram na realidade das pessoas, interagindo com elas e as manipulando. ***
Realmente é muito complicando refletir hoje em dia. Todos os dias somos bombardeados por imagens e informações, que não conseguimos digeri-las. Amor por Contrato foi um bom achado no sábado à noite, pois me fez questionar muitas coisas, especialmente, meu lado consumista.
*** Todavia, não se pode apontar o lado negativo do merchandising. Nas telenovelas, o merchandising social ajuda na conscientização dos telespectadores. Questões como a Leucemia, Doenças mentais e Síndrome de Down e a tolerância com as minorias foram fundamentais para mudanças de pensamentos de muitos indivíduos. Bem, este é um tema para outro post.
Comentários
Postar um comentário