MUSEU NACIONAL E Fahrenheit 451


9


Não estou a desenvolver uma teoria da conspiração. Mas, quando soube da notícia do incêndio do Museu Nacional, fiz uma relação com o romance Fahrenheit 451.

Na história do romance, o livro é um fogo que faz as pessoas transcender, por isso se precisava do fogo para destruí-lo. Ao longo de nossa vida, quantos livros foram destruídos. Em Fahrenheit 451, a literatura é um veneno terrível para uma sociedade consumista, fria, eufórica e que só quer assistir programas televisivos sem refletir. Os livros significam a memória histórica e que mostram como a gente sempre repete os erros de nossos antepassados.


O Brasil vive um processo de sucateamento nas faculdades e na preservação dos bem culturais e históricos. Nunca houve uma gestão pública eficiente para estimular o conhecimento científico, cultural e histórico por aqui, prejudicando a memória de nosso país. As autoridades estão preocupadas com outras coisas, como, por exemplo, aumentar os próprios salários.


Este descaso com a Memória Histórica do País não deixa de ser criminosa, visto que as gerações futuras não terão mais acesso ao que aconteceu no passado. O Museu Nacional não foi o único consumido pelas chamas, o Museu da Linguagem em São Paulo, inclusive.

Estou melancólico. Lembro-me que ia ao Museu Nacional, quando criança, e ficava encantado quando me deparava com outros tempos. Era um lugar de base, todos os domingos, famílias iam para lá, davam um pulo no zoológico e faziam até piquenique na Quinta da Boa Vista, até.

Não foi só Museu que foi destruído, nossa memória também. Uma sociedade que vive no pragmatismo e não conhece sua história, não possui uma crítica autorreflexiva. Tudo será naturalizado: “ É assim mesmo, o lance é aceitar e mantesr às regras.
Quantos outros patrimônios históricos  terão o mesmo destino?

****

Para quem se interessar... Fahrenheit 451 de Ray Bradbury (1920-2012) 

http://cronicas-ideias.blogspot.com/2013/09/fahrenheit-451-de-ray-bradbury-1920-2012.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector