PEDIDO



Qual a faculdade mais importante? Fazer Direito? Engenharia? Administração? Engenharia? Medicina? Na verdade, todas as profissões e as faculdades são importantes. Por isso, peço aos jovens que almejam ingressar nos cursos de Arqueologia, Museologia, Artes, História, Biblioteconomia e Ciências Sociais, não desistam, por favor.
Vocês serão os profissionais que irão manter nossa memória. Mesmo que só consigam trabalhar lá fora, não cedam. Sei que é um pedido complicado. Vive-se em um mundo onde o dinheiro possui muito valor. Mas, acredito na paixão que vocês têm.
Fiz Ciências Sociais, não me arrependo. Entretanto, eu nunca tive perfil de cientista social. Não culpo o curso de não ser bem sucedido. O problema foi comigo de até hoje não encontrar meu perfil profissional.

Por fim, é desolador a destruição do Museu Nacional, mostra como não valoriza o patrimônio histórico do país. Com certeza, muitos jovens questionarão se vale a pena fazer estes cursos "desvalorizados" pelo mercado.  
Porém, se escolher o pragmatismo mercadológico, não possuiremos mais memória e pensamento reflexivo.  As elites oligárquicas desejam isto, um povo acéfalo e autômato. 
A destruição dos patrimônios históricos é um crime hediondo contra o país e a humanidade. Não permitam que aconteça.


***




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector