A PALAVRA E SEUS SIGNIFICADOS
Hoje, através de um diálogo, percebi que tinha uma visão restrita sobre o termo oportunismo. Considerava ser mau-caratismo.
Mas dando uma olhada em dois dicionários, percebi que estava errado.
“sm (oportuno+ismo) 1 Polít Tendência a sacrificar os princípios, para transigir com as circunstâncias e acomodar-se a elas. 2 Habilidade em procurar ocasiões oportunas para bons lances, em certos jogos esportivos.” (Michaelis)
“1 Sistema de transigir com as circunstâncias, de agir conforme elas.
2 Tendência ou aptidão para aproveitar as oportunidades ou as circunstâncias, normalmente sem preocupações éticas.”(Aurélio)
Como não sabia o que era transigir, fui ao dicionário de novo:
“zi) (lat transigere) vti e vint 1 Ceder, concordar, condescender: Transigir com alguém. “Transigir, não transige. Recuar, não recua” (Rui Barbosa). Vtd 2Dir Compor por transação; conciliar: Transigir uma demanda. Vti e vint 3Compor-se, contemporizar, ser a favor depois de ter sido contra ou vice-versa:Não transige com a impostura. Nisso (ou sobre isso) não transigiremos. Por muito tempo combateu a ideia, mas acabou transigindo.” (Michaelis)
“1 Conciliar.
2 Fazer transação com alguém a respeito de litígios.
3 Compor-se em demanda.
4 Condescender; contemporizar.
5 Aquiescer; deixar a opinião própria para conformar-se com a alheia.”( Aurélio)
Também, não sabia o que era Aquiescer:
“1 Consentir por condescendência.
2 Aderir.” ( Aurélio)
Portanto, a palavra possui vários significados e se precisa perceber o contexto em que ela foi aplicada. Rotulá-la pode causar mal-entendidos.
Comentários
Postar um comentário