Construção da Imagem

Hércules


Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1



Por esses dias, assisti dois filmes que me fizeram pensar sobre a construção da imagem e como as palavras e os meios de comunicação são fundamentais para formação de um herói: Hércules( 2014) e Jogos Vorazes A Esperança-Parte1

Em Hercules, o protagonista era forte, mas tinha companheiros que o ajudavam e um escriba que ajudava a construir o mito de Hércules. Já no segundo filme, mostra como o marketing e a propaganda transforma a personagem principal em um produto para o povo oprimido consumir com a finalidade de fazer a revolução contra o Governo autoritário e ditatorial. Torna-se a salvadora-guerreira-heroína. Se observarmos a História veremos vários exemplos desse contexto que os dois filmes abordam, principalmente, quando se diluem no imaginário dos indivíduos, tonando-se míticos. 

Não estou querendo dizer que tudo é falso. Nos dois filmes os respectivos protagonistas são valorosos, entretanto, através da fabulação suas imagens são alteradas e se tornam símbolos para ser digeridos pelas pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector