Construção da Imagem
Por esses dias, assisti dois filmes que me fizeram pensar sobre a construção da imagem e como as palavras e os meios de comunicação são fundamentais para formação de um herói: Hércules( 2014) e Jogos Vorazes A Esperança-Parte1.
Em Hercules, o protagonista era forte, mas tinha companheiros que o ajudavam e um escriba que ajudava a construir o mito de Hércules. Já no segundo filme, mostra como o marketing e a propaganda transforma a personagem principal em um produto para o povo oprimido consumir com a finalidade de fazer a revolução contra o Governo autoritário e ditatorial. Torna-se a salvadora-guerreira-heroína.
Se observarmos a História veremos vários exemplos desse contexto que os dois filmes abordam, principalmente, quando se diluem no imaginário dos indivíduos, tonando-se míticos.
Não estou querendo dizer que tudo é falso. Nos dois filmes os respectivos protagonistas são valorosos, entretanto, através da fabulação suas imagens são alteradas e se tornam símbolos para ser digeridos pelas pessoas.
Comentários
Postar um comentário