Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2012

Quando Duas Mulheres Pecam ou Pesona de Ingmar Bergman ( 1966)

Imagem
Este filme me impressionou pelas imagens e a interpretação das atrizes, mostrando o abismo que existe dentre de nós.  A história começa com uma atriz de teatro famosa que perde a voz, devido a um trauma. Uma jovem enfermeira é encarregada de ajudá-la. As duas vão para uma casa de praia e iniciam uma relação profunda e conflituosa, a qual é revelada segredos das personagens.  Apesar de diferentes, possuem algo em comum como sentimentos conflituosos e culpa.   Na casa a enfermeira fala pelas duas e a outra continua muda, interagindo apenas com pequenos gestos. Num dia conta para a atriz sobre uma excitante experiência que teve numa praia, com desconhecidos, e o resultado não agradável disto. Pouco depois de fazer esta confidência ela lê uma carta da paciente tinha escrito e fica chocada ao descobrir o que a atriz pensa dela: como um objeto de estudo.  Também, a enfermeira ao longo do filme vai absorvendo a personalidade da atriz. Mas, a atriz está errada.

GAFANHOTO

Imagem
Deitado na cama. Vejo-o na porta antiga de ferro da varanda do quarto, está imóvel e grudado na grade. De repente, sinto uma paranoia dos tempos modernos: Será que é uma câmera? Alguém quer filmar a minha intimidade? Bato com o dedo no vidro, ele balança as antenas. Parece ser bicho mesmo. Não gosto de me sentir observado. A privacidade é uma coisa valiosa para mim, tantas famílias que moram em casas muito pequenas, em que uma cama dormem três pessoas ou um casal precisa sair para o quintal de madrugada para transar, porque os seis filhos estão no mesmo quarto. Como estas pessoas conseguem ser felizes? Mesmo que tente desvencilhar-me dos valores burgueses, continuam a exercer uma influência forte em meus pensamentos. Barulho de chuva, vento balança o sino de estilo oriental, agora, em todas as casas há estes sinos. Quando era criança, só os via nos filmes em que mostravam mansões em frente à praia, hoje em dia, é uma coqueluche, todas as casas que vejo, tem um fazendo barulhin

Portugal, Jorge de Sousa Braga

Imagem
O jovem se declara para Portugal, mesmo com todos os defeitos e o amor à pátria é mais forte. Não é um patriotismo tolo que a gente vê por aí, mas um sentimento profundo, o qual mesmo não conhecendo muito a história de Portugal percebi. Identifiquei-me com a relação que tenho com o Brasil. Mesmo com todos seus defeitos, eu o amo. Foi aqui que nasci e onde está minha família. O poema fez pensar sobre um nacionalismo reflexivo, onde a base é o amor e a sinceridade. Não sou poeta, mas também TE AMO Brasil, apesar de tudo... Portugal, de Jorge Sousa Braga Portugal Eu tenho vinte e dois anos e tu às vezes fazes-me sentir como se tivesse oitocentos Que culpa tive eu que D. Sebastião fosse combater os infiéis ao norte de África só porque não podia combater a doença que lhe atacava os órgãos genitais e nunca mais voltasse Quase chego a pensar que é tudo uma mentira que o Infante D. Henrique foi uma invenção do Walt Disney e o

Paraísos Artificiais ( 2012)

Imagem
Erika é uma DJ amiga de Lara. Juntas, durante um festival onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando, vivendo um momento intenso. Mas, logo em seguida o trio se separa. Anos depois Erika e Nando se reencontram em Amsterdã, onde se apaixonam. Somente Erika se lembra das razões deles se separaram pouco após se conhecerem, anos antes. O filme conta a história de jovens vazios que buscam o prazer sem limite através das drogas e que descobrem a vida é muito mais do que isso.  Vivemos num mundo sem paradigmas, diferente das outras épocas. Os jovens dos anos 60 e 70 do século XX viveram momentos completamente diferentes os de hoje em dia. Eles queriam quebrar com autoritarismo de uma sociedade hipócrita e ditatorial: Uns foram para luta armada e outros se entregaram às drogas com a “ideia” do autoconhecimento. Atualmente, diferente do passado, todo mundo sabe o que as drogas são capazes de fazer. Quem entra hoje, já tem consciência do que encontrará. Hoje em dia, todos

Alien, o 8º Passageiro

Imagem
Depois de assistir o filme passageiro um pensamento surgiu para afligi-lo.  O alien, na verdade, é tudo que o ser humano quer esconder: Predador e parasita.  Olhou por todos os cantos do quarto e a pergunta veio: “Quantos morreram sacrificados por milhares de anos para eu viver aqui?”.  De repente, imaginava ser a criatura do filme. Capaz de tudo para sobreviver. 

PROCURANDO ELLY (Darbareye Elly, 2009)

Imagem
Ahmad retorna ao Irã e seus amigos vão para uma casa de praia. Sem que o resto do grupo saiba, Sepideh chama a jovem Elly, professora de sua filha. Ahmad, que se separou recentemente, desejava começar uma nova mulher e acha que Elly seria a companheira perfeita. No dia seguinte, no entanto, ela desaparece misteriosamente. O ambiente entre os amigos muda e iniciam uma pequena investigação para achar o paradeiro da moça Um final de semana numa casa de praia e que dá uma merda federal. Esse enredo pode acontecer em qualquer lugar do mundo. Neste filme iraniano o interessante é que me reconheci nos personagens, apesar da diferença cultural e religiosa. As mulheres com véu e super vestidas na praia, dá certo estranhamento.  Lógico que na história do filme, apesar de ser universal, mostra a cultura local, principalmente, a superioridade dos homens em relação às mulheres. Por exemplo, tem uma cena que a Sepideh apanha do marido, pois ele perde a paciência por achar que ela mente

A DÚVIDA

Imagem
É um veneno que corrói a alma, deixando-a em ruínas. Leva a uma morte com vida, pois todos vão embora. Questionar a moral de uma pessoa corrompe sua imagem e quando cai na imaginação das pessoas, fodeu. Tudo fica possível, a mentira se transforma em verdade, a pessoa é culpada e fim de papo.

A Metamorfose - Franz Kafka

Imagem
Há algum tempo li este livro e, nas minhas primeiras interpretações, achei que a breve história era um ensaio sobre como o ser humano usa o outro e quando não se precisa mais é jogado para o escanteio. Principalmente, na Sociedade Capitalista. Gregor Samsa era o provedor da família. Começou a trabalhar cedo para sustentar o pai doente e falido, a mãe e a irmã mais nova. Quando se tornou um inseto, não foi mais útil à família. Logo, começaram o desprezar e a irem à luta.  Um dia desses, li outro fato sobre o romance que não tinha me dado conta. Gregor apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos e se preocupava com a família. Porém, com o tempo se acomodo na nova condição sem realmente entender no que se tornara. Resolvi reler Metamorfose e percebi a mesmo fato. Por isso, que é uma obra atual. Gregor Samsa sempre quis desempenhar o papel de bom menino, eficiente e o grande mártir da família. O cara que veste a camisa da empresa, o cumpridor de todas as tarefas. Viv

UNIVERSO

Imagem
Sou leão que caça a presa e a presa que foge dele. Gota d’água que cai da folha e se desmancha no chão. Também, a fruta podre na calçada quente. O bebê que chora com fome, a mãe que oferece seu seio para saciá-lo. O guerreiro que defende seu povo contra os inimigos, o feiticeiro que faz longos rituais para a chuva molhar a terra ressequida. O vinho compartilhado numa reunião em família, as lágrimas que percorrem a pele. Decomponho-me em vários e nos labirintos de formas, percebo que tudo é uma coisa só, mas que varia de acordo com o olhar de cada um.

Movimento

Imagem
Confesso que quando alguém discordava dos meus textos, ficava triste. Mas, com o tempo, percebi que se a pessoa diverge ou não gosta do que produzo, pelo menos, coloca-o em movimento. É melhor que não ler, pois se tornará nulo.

ANCESTRAL

Imagem
Vejo um jovem vender seus poemas na rua. De repente, suas roupas modernas mudam; ele está nos anos quarenta, sentado numa escrivaninha batendo a máquina. Depois, encontro-o com uma peruca branca, a escrever a pena, vários manuscritos. Em seguida o observo registrar, na pedra, suas inscrições. Sem saber, ele carrega uma ancestralidade artística, reencarnando várias vezes como poeta.
Imagem

tudo conspira contra

Imagem
O vizinho coloca música alta. As crianças correm. Os cachorros latem. A vizinha grita por seu time. Quero fazer um vídeo e o pior que a bateria da minha câmera está fraca. E agora? Quero tanto fazer um vídeo, mas tudo conspira contra.
Imagem
NÃO SE IMPORTA Escrever errado Interpretar equivocadamente Tropeçar na calçada Sujar a roupa quando come Esquecer o zíper da calça aberto Deixar alguma coisa quebrar Isso prova que é humano e que vive todos os dias para se tornar numa pessoa melhor.
Imagem
Eu e minhas questões inúteis. Mas, sempre me questiono sobre isso . Muitos dizem que é um super-herói sem poderes e que resolve com suas habilidades normais os crimes. Porém, ele tem um grande poder: O DINHEIRO. Sem ele, não faria tantas coisas. Não que diminuir as virtudes do Batman. Há muitos caras ricos que torra a herança dos pais e morrem de overdose. Pelo contrário, ele ajuda a cidade onde mora e as pessoas. Mas, se não fosse rico, como Batman seria? Um policial miliciano? Para vocês, caros leitores, como ele seria?  Poxa vida, tanta coisa mais útil para escrever e faço uma crônica de casos hipotéticos a partir de uma ficção.  Caros leitores, não próxima crônica prometo escolher temas mais proveitosos para sociedade.