Liberdade ou segurança?
















Uns preferem gostar da fragilidade da liberdade, sem medo do que pode acontecer. Vivem sem amarras. Outros escolhem a segurança, pois, como viver, sem garantias básicas para se expressar e caminhar pela rua.

 Aí, entro num dilema, será que posso ser livre, sem precisar dos outros? Eles não precisam me reconhecer como um ser, o qual tem direito de liberdade? 

Se não existir o pacto de que " minha liberdade termina, quando a sua começa", como conseguirei ser livre? O que é ser livre? O que é ter segurança? Não há só uma definição, pelo contrário, há várias e fico perdido. 

 Trabalhar por conta própria é uma forma de se libertar do " sistema"? Se ficar doente ou velho? A quem recorrerá? É empreendedor, de fato, ou vítima da precarização do trabalho? Por outro lado, o empregado de carteira assinada possui mais ou menos direitos trabalhistas, porém, quando perde trabalho e não encontra outro, fica à deriva.

 Quem está errado? Quem tentou seguir o sonho de ser livre de patrão ou quem fez tudo certinho e foi demitido, mesmo assim? O mundo está tão fluído com suas bolsas de valores. Não se enxerga as pessoas e sim o dinheiro. A cada fuga de capitais do país, interfere drasticamente em nossas vidas. Será que para eu ser livre, realmente, precise renunciar o conforto de casa; além, da tecnologia? Buscar outros paradigmas? 

 Quando penso em não dormir numa cama e fazer minhas necessidades fisiológicos fora do banheiro, fico apavorado. Não consigo mudar tão radicalmente, vivendo à margem da sociedade. Gosto de conforto, tomar banho de água morna e sentir a sensação de segurança, quando estou em casa, mesmo que seja ilusória. A História mostra como as guerras, crises financeiras e o discurso de ódio exercem uma grande influência na vida individual. Apesar de desejar tanto, não conseguirei me refugiar numa bolha aconchegante.

 O que almejo? Talvez, nunca consiga saber. Ora ser livre ora ter segurança. 

"Passarinhar"(poeminha do contra- Mario Quintana) , viver exposto para os perigos e se lançar ao abismo, ao mesmo tempo, só desejar viver " protegido". A única certeza que tenho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector