"Neguim" e “Neguinho”






O assunto, o qual quero abordar, não é nada original. Com certeza, existem bastante informações sobre ele. Mesmo assim, gosto de rever meus conceitos e, inclusive, sair do comportamento autômato. Se eu estiver dizendo o algo evidente, desculpem-me. Refletir sobre o óbvio é importante para sair da mesmice da velha opinião sobre o mundo.

Conscientemente tento não ser um indivíduo preconceituoso. Mas, percebo-me praticando atitudes e pensamentos retrógrados que até fico assustado comigo mesmo. 

Já tirei do meu vocabulário a palavra denegrir¹. Muitos consideram preconceituosa, uma vez que se relaciona a cor mais escura, como se fosse suja. Outro exemplo, dizer " vala com a água negra", quem definiu que a pureza está no branco e translúcido e o negro, na sujeira? Apesar que as palavras são polissêmicas ² e não há um significado específico, contudo, se incomoda muitas pessoas, por que insistirei? De repente, posso utilizar outra palavra que defina a mesma situação que pretendo argumentar. 


Já tirei do meu vocabulário a palavra denegrir¹. Muitos consideram preconceituosa, uma vez que se relaciona a cor mais escura, como se fosse suja. Outro exemplo, dizer " vala com a água negra", quem definiu que a pureza está no branco e translúcido e o negro, na sujeira? Apesar que as palavras são polissêmicas ² e não há um significado específico, contudo, se incomoda muitas pessoas, por que insistirei?

A partir desta questão, quero retirar do meu discurso, também, a palavra "neguim", que é utilizada para referenciar um indivíduo qualquer sem conotação de preconceito. Desde menino, ouvi esta explicação e repeti sem pensar no que estava a dizer.  Ao pesquisar mais na internet, encontrei que "neguinho" significa igualmente, quando almeja mencionar alguém não específico.

Bem, não existe um existe um preconceito e racismo explícitos e fascistas. Mas, por qual motivo "neguim" e "neguinho" serem definições para qualquer um? Por que não " branquim" ou "branquinho"? Quem definiu isso? Qual grupo de pessoas? Será que por detrás dessas gírias, há uma relação de poder? Além de existir um preconceito ou racismo nas entrelinhas?    

O "cabeção deu voltas"... Tentar sair da zona de conforto dá trabalho, não é mesmo? É mais fácil considerar que o mundo é assim e não tem como mudar. Contudo, não se pode esquecer que a realidade humana é construída e, por isso, pode ser modificada por meio de outros paradigmas. A História prova como as sociedades estão em constantes mudanças.

Estou ciente de ter usado fontes não muito confiáveis na Internet. Não tenho a pretensão de escrever um ensaio ou artigo, para isto, deveria ter me aprofundado mais. Um dia, talvez, consiga desenvolver melhor os pensamentos.


Por hora, experimentar sair para outros caminhos já me basta por enquanto. 




² denegrir
Significado de Denegrir
verbo transitivo direto e pronominal
Fazer ficar mais negro; tornar escuro; obscurecer, obscurecer-se.
[Figurado] Manchar a reputação de; difamar: os boatos denegriram a imagem da empresa; ele se denegriu com o escândalo de corrupção.
Reduzir a transparência de; manchar-se: denegrir um tecido.
Etimologia (origem da palavra denegrir). De + negr, de negro, + ir. https://www.dicio.com.br/denegrindo/

²A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. É preciso ficar atento às diferenças entre as palavras polissêmicas e palavras homônimas. https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-polissemia.htm




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector