A CASA DAS FLORES (La Casa de las Flores), série mexicana da Netflix




A história é uma comédia dramática que aborda questões como preconceitos, hipocrisias da sociedade, além, de discutir levemente sobre a sexualidade. Há uma crítica de como a corrupção está impregnada na cultura, inclusive, na elite latino-americana. E tudo começa a revelado, quando algo trágico acontece na comemoração do aniversário do patriarca da família.

A matriarca  não era tão bela, recatada e do lar; o pai, infiel. A filha mais velha se divorciou do marido, ele se tornou uma mulher trans; a do meio,  ficou noiva de um americano negro, causando certo mal estar na família. O caçula tinha uma noiva de aparência e, na verdade, mantinha um caso com um homem mais velho, o  qual trabalhava para família do rapaz. Ele  era bissexual  e um  jovem  que só desejava seduzir e ser  seduzido, mesmo apaixonado pelo amante.    

A matriarca da família não era tão bela, recatada e do lar; o patriarca, infiel. A filha mais velha se divorciou do marido, ele se tornou uma mulher trans; a do meio,  ficou noiva de um americano negro, causando certo mal estar na família. O caçula tinha uma noiva de aparência e, na verdade, mantinha um caso com um homem mais velho, o  qual trabalhava para família do rapaz. Ele  era bissexual  e um  jovem  que só desejava seduzir e ser  seduzido, mesmo apaixonado pelo amante.    


Achei linda a entrada da série, remeteu-me a uma pintura surrealista e as cores eram bem vibrantes, uma obra de arte.

Bem, agora só uma questão subjetiva minha e que não interfere nada na série. Percebi algo parecido com o Brasil, na série, a maioria dos atores é branco europeu, com uma estética eurocêntrica.


Logo, relacionei com as produções televisivas brasileiras, no caso recente, a novela Segundo Sol que se passa numa Bahia branca, parecendo que o  estado  fica na Bélgica  e não no Brasil.   

O interessante que ao pesquisar um pouco da série  mexicana no  You Tube,  encontrei filmes  mexicanos de  comédia romântica  e o elenco  era  grande  parte branca. Diferente, de certos filmes da mesma nacionalidade que  expunham  a  realidade social  mexicana, mostrando a cara do  povo mestiço em sua maioria. O mesmo acontece com aqui no Brasil, que é a falta de representatividade nas produções artísticas  ditas comerciais das “minorias”  que constituem a  grande parte do povo. Existe, talvez, um paradoxo de a série abordar assuntos sobre a sexualidade e não tocar no tema da desigualdade social. 

Voltando à série... Em meu ponto de vista, a séria é uma homenagem às novelas mexicanas, também. Existem elementos do melodrama e reviravoltas. Uma  carta que destrava todos os segredos da família.  A atriz  Verônica Castro, que interpreta a  matriarca da família,  participou  de várias novelas  no México. Duas foram exibidas no SBT, Rosa Selvagem  e os Ricos  Também Choram  

Por fim, recomendo a série e estou a esperar da segunda temporada.  Pois, ficou  alguns  pontos  em aberto  e quem sabe na segunda temporada haverá um  desfecho para a história dos personagens.

***


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector