quarta-feira, 23 de julho de 2014

Outro dia...



Imagem encontrada no google

“O profissional completo, além de acreditar em sua formação, confia também em sua intuição que vem através de suas experiências.”

João Doria Jr. - Aprendiz 09062010


“Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer.”

Rubem Alves


Conversando, mencionei que era importante o curso de manicure para a pessoa desempenhar melhor o ofício. Mas, alguém me disse que há pessoas que não tem formação de manicure e tem muito mais habilidade. Realmente, ela está certa. Até, porque fazer um curso de qualquer coisa, não significa que alguém se tornará bom profissional. Inclusive, a habilidade, a determinação e o empreendedorismo são o diferencial para um bom profissional.

Mas, o importante da formação técnica formal é a construção de normas e a questão de uma ética profissional. Pois, mesmo a pessoa sendo hábil e não adquirindo um olhar mais profissional, talvez, sempre irá encarar os fatos com amadorismo, o qual poderá levar a acidentes. Agora, erros acontecem com profissionais também. Errar é humano. O diferencial de uma pessoa e profissional de caráter é como se comporta diante ao erro, buscando os caminhos éticos para superar os problemas.

Nos primórdios não havia cursos especializados, o que se fazia era saltos no escuro na busca do conhecimento. Todavia, hoje em dia, os tempos são diferentes e se pode juntar teoria, prática, habilidade e força de vontade na capacitação consistente de um profissional, será excelente para desenvolvimento da nossa nação.

***