Por que gosto da novela Betty, a Feia?




Comecei a pensar sobre isso, quando vi no Netflix, a nova versão da novela, produzida pelo mundo "Betty a feia, em nova York".
Então, começarei a fazer algumas suposições...

Mesmo sendo uma novela com elementos clássicos de uma telenovela, uma mocinha ingênua, de bom coração se a apaixona pelo galã e, ao longo da novela, ela o conquista. Detalhe, não se pode esquecer que a características das mocinhas é transar por amor, só gozam amando um só homem.

 A vilã que a maltrata o tempo todo, junto com os outros vilões. Seu amado não a protege, no início, é omisso e a jovem chora noventa e nove por cento da trama.

Apesar dos elementos tradicionais, a novela possui valores contemporâneos. A protagonista é feia, a pressão estética é muito maior na mulher do que no homem. Por exemplo, nos jornais, os ancoras masculinos podem envelhecer perante as câmeras, enquanto as ancoras femininas são afastadas e substituídas pelas mais novas.  

Além, da personagem almejar se realizar profissionalmente e não só se casar com o amado. O enredo coloca valores mais contemporâneos no melodrama televisivo. Além de usar recursos sobre mistérios de maternidade e paternidade. É uma comédia romântica leve originalmente, diferente de algumas versões.

 Não quero generalizar, há várias realidades por aí. Mas, o fato de o Senhor Armando se apaixonar por sua assistente feia ( Betty) na realidade, é comparado como um milagre.

Um homem que pertence a uma elite*, acha-se o último biscoito de um pacote importado, considera que nasceu para ser servido e vive rodeado de super modelos na sua agência de moda, como pode se transformar e se tornar um homem menos fútil? Para mim, é muito complicado acreditar.

Como mencionei antes, existem vários olhares. Há pessoas que não valorizam a estética padrão e o sexo, existem outros elementos como a amizade, cumplicidade e respeito. Casais que preferem jogar videogames juntos, discutir leituras , comer fundi e beber um bom vinho. São felizes e não precisar transar por toda a casa e fazer posições mirabolantes. Todavia, o senhor Aramando? Se ele fosse um médico se fronteiras ou um jornalista independente, talvez, eu poderia acreditar e até se apaixonar por uma senhora de setenta anos que vende empada no sinal, pois ela tem uma bela história de vida e um coração maravilhoso.  Para se desconstruir precisa encontrar novos paradigmas e transcender, saindo da zona de conforto.

Outro fato, a novela romântica serve como um escapismo e ele é importante, para se lidar com a dureza da vida. Não quero dizer se alienar, mais é bom entrar na concha um pouquinho e descansar ou até sarar as feridas.


*(não me refiro a classe média iludida em nem autônomo que pensa ser empresário, atores globais e nem youtubers. Estou a dizer de uma classe que domina realmente o país, comprando políticos e autoridades para legiti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector