POR QUÊ?



Sempre ouço a pergunta de por qual motivo a filosofia é importante? Além de a disciplina ser preterida em relação às outras matérias. 

 Não sou filósofo e especialista de nada, mas, ao pesquisar um pouquinho sobre o tema, percebo que desconsiderar a filosofia pode ser uma ordem do discurso de alienar a capacidade de pensamento das pessoas. Juro, não sou adepto da teoria da conspiração. É que o mundo está cada vez pragmático e o conhecimento fragmentado. 

A filosofia é a origem das ciências biológicas e humanas que conhecemos. Todas as discussões sobre a ética e os princípios que formam as leis se baseiam nos questionamentos filosóficos. Então, como não é importante? Será que não é um perigo para a humanidade e o mundo em geral deixá-la em segundo plano? Como já disse, o mundo visa à praticidade das coisas e a cultura da especialização compartimenta em demasia o conhecimento. Lógico que ninguém tem a capacidade de conhecer tudo, as especializações contribuem para o saber. 

 Na verdade, o que almejo expor é a necessidade da abrangência da filosofia, porque sem ela, os indivíduos vão se reduzir as suas funções e se tornarem alheios a outros saberes e acontecimentos que surgirão ao longo do tempo. 

Vale se lembrar de seu significado: "Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem." https://www.significados.com.br/filosofia/ 

 Com certeza, o que acabei de escrever é senso comum. Porém, não tenho pretensão de ser original e inventar a roda. Sou um cara comum que tenta enxergar o óbvio e não ser um autômato.

***


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector