Postagens

Por que gosto da novela Betty, a Feia?

Imagem
Comecei a pensar sobre isso, quando vi no Netflix, a nova versão da novela, produzida pelo mundo "Betty a feia, em nova York". Então, começarei a fazer algumas suposições...
Mesmo sendo uma novela com elementos clássicos de uma telenovela, uma mocinha ingênua, de bom coração se a apaixona pelo galã e, ao longo da novela, ela o conquista. Detalhe, não se pode esquecer que a características das mocinhas é transar por amor, só gozam amando um só homem.
 A vilã que a maltrata o tempo todo, junto com os outros vilões. Seu amado não a protege, no início, é omisso e a jovem chora noventa e nove por cento da trama.
Apesar dos elementos tradicionais, a novela possui valores contemporâneos. A protagonista é feia, a pressão estética é muito maior na mulher do que no homem. Por exemplo, nos jornais, os ancoras masculinos podem envelhecer perante as câmeras, enquanto as ancoras femininas são afastadas e substituídas pelas mais novas.  
Além, da personagem almejar se realizar profissionalmente…

Memória Cheia

Imagem

Tempo de Transcendência... O ser humano como um Projeto Infinito de Leornardo Boff

Imagem

A PAIXÃO SEGUNDO GH de Clarice Lispector, IMPRESSÕES

Imagem
Li este livro há anos e resolvi revisitá-lo novamente. Confesso que é uma coisa estranha para mim e, talvez, não consiga escrever sobre ele.
Não é romance tradicional de contar uma história, pelo contrário, a narrativa provoca sensações, as quais não são muito vividas, principalmente para quem vive na superfície da realidade humana e das máscaras sociais.


A viagem transcendental da personagem acontece quando ela encontra uma barata e a mata. A partir daí, a personagem-narrador adentra num mundo inumano, ao ver a massa sair de dentro do inseto. Percebe o vivo se despindo de seu olhar humanizado, chegando até prová-la literalmente com intuito de se transmutar.
Há diversas resenhas sobre o romance na Internet, a proposta da crônica é mostrar a narrativa me influência na travessia da buscar da minha individualidade. Não sou só humano, existe, em mim, o inumano ancestral. Para eu ser completo, não posso só ficar na zona de conforto do mundo humano e atuando no meu papel social.
Ao longo das p…

Moralismo, artifício do mágico e censura na bienal

Imagem

MOMENTO REFLEXÃO, ROMANTIZAÇÃO E ESCATOLOGIA

Imagem
De um tempo para cá, percebo uma mania estranha em mim. Quando ouço uma música bonita ou que gosto e me dá vontade de ir ao banheiro, seguro ou dou stop, pois, não quero estragar a “magia do momento”. Por que tomo esta atitude tão peculiar? Lembro-me que desde criança, imaginava-me num filme e novela e que as músicas do meu gosto eram trilhas sonoras. Então, cagar ou mijar ouvindo melodias tão belas era um jeito de estragar a harmonia entre mim e as canções. Realmente, a ficção é mais previsível que a realidade, um turbilhão caótico. A primeira, sempre me atraiu mais. Adorava me projetar nos protagonistas de filmes ou novelas que andavam em belas paisagens e ao fundo uma trilha sonora de cortar o fôlego. Porém, não quero mais romantizar ou idealizar, desejo viver a realidade; cagar e mijar fazem parte da vida. Não vou me prender a esta mania, pelo contrário, vou me libertar dela. Ouvirei milhas músicas no banheiro SIM, defecando, cagando e soando o nariz. Chega de frescuras. Devo agrad…

Eu no meu momento coach... Só que não😎

Imagem